quarta-feira, julho 19, 2006

EIDL no Ginásio Clube

Participei no 1ºEstagio de Dança de Lisboa no Verão de 1987.
Foi o melhor ano. Tudo era realmente novo !
Organizado por um desconhecido pianista das aulas de ginástica do Ginásio Clube, o Paulo Barreto filho de Mascarenhas Barreto autor de ensaios sobre a hipotectica actividade ligada à espionagem de Cristovão Colombo, com espírito empresarial, lá conseguiou montar uma máquina de produção e uma realização regular anual deste acontecimento, o que é louvável num país como este.
Todo o know how para estes estágios vinham até há alguns anos, hoje em dia não sei se assim é, de Las Palmas, Canárias, onde havia uma companhia com desempregados da Dança da antiga Roménia de Chauseuscu, com destaque para o eminente Gelu Barbu, que formou uma geração de bailarinos nas Canárias, com destaque para os actuais primeiros bailarinos Wendy Artiles, e seu marido Miguel Montanez, que veio direitinho das acrobacias ginasticais para o Bailado.
Não acredito que nas ilhas Canárias não houvesse melhor!
E pronto, o romeno das Canárias, mais uns acólitos e outros indefectíveis, durante mais de uma década têm tido trabalho assegurado em Lisboa todos os Verões, sendo Lisboa também palco para pagamento de favores. Tivemos mestres bons, e outros inconcebíveis como foi o Sergiu Stefanschi, que negou-me a mim só porque não gostou da minha cara, sei lá, o certificado de Curso que a organização se tinha comprometido a passar!
Este senhor Stefanschi é reconhecidíssimo internacionalmente, principalmente no Canadá, tendo sido agraciado pela nova Roménia como Cavaleiro das Artes. Como professor de Dança é uma nódoa, vos garanto.
O Paulo Barreto ficou refém de Gelu Barbu. Todos os anos tem-se conseguido assegurar apoios fantasticos e muito oficiais. Este monárquico têm conseguido apoios à direita e à esquerda, desde Nuno Abecassis, a Jorge Sampaio, passando por Madalena Perdigão, e agora a Isabel Pires de Lima mais a Maria Cavaco.
Este senhor Gelu Barbu, foi um grande bailarino, formado nas melhores tradições do Bailado da União Soviética, e chegou às Canárias em inícios dos anos sessenta, para curar uma maleita nas costas. Gostou de lá estar e por lá ficou. Fundou então o Ballet Las Palmas de Gelu Barbu.
Grande lição para todo o mundo do espectaculo, fazer assim, com que das pedras saia vinho!
Mas a megalomania para parvinho acreditar aqyui no burgo, continua, com a comunicação social a fazerem de correia de transmissão com títulos como:
Lisboa será capital europeia da dança como publicou o Jornal de Notícias !!! Está tudo doido ou quê?
mais notícias sobre este acontecimento >>>>>

terça-feira, julho 18, 2006

Gave já online

:: TEATROPOLIS ::

Hip Hop. O Que É?

o movimento político, social e cultural. Onde está a Dança no meio disto tudo?

O Hip Hop começa por ser um movimento cultural que vai para além do domínio da Dança, nascido em Nova Iorque nos anos 70, em bairros negros e latinos (com originários principalmente da Jamaica) e engloba a manipulação de suportes de música (não instrumentos musicais) por Disk Jockeys . Com dedos sensíveis ora se trava, ora se acelera, a marcha de discos de vinil num prato de gira discos, criando novas sonoridades (rap). Outros elementos compõem este movimento como, os desenhos nas paredes da rua (grafitti), o breakdance, as artes marciais (beat boxing), o activismo político, a nova linguagem (gíria), as festas de rua com equipamentos sonoros bem possantes, apesar de portáteis.

 

A música RAP é como música original um canto parecido com os sons das músicas em gira discos em rotação ao gosto do DJ, com ondas bem fraseadas, óptimas rimas, textos sociais e politizados, e calão. A Dança de Hip Hop é variada, sendo o acrobático break dance o mais popular dos estilos, e que veio para banir a violência. Cada gang começou a competir com passes de dança ao invés de picardias tumultuosas.

 

Em Portugal o movimento floresce na década de 90, nos aglomerados de comunidade imigrante e de descendentes das regiões africanas de língua portuguesa. Surge em Portugal da mesma forma que nasce em todo lado, que é o fruto do encontro na rua como único espaço de lazer.

O Hip Hop é um fenómeno sociológico que constitui uma face da globalização. Nasce da necessidade de comunicação com jactos de spray fluorescente numa parede urbana, nas competições de skate com calças quase a cair, de adornos metálicos e piercings e tatuagens. A transformação nos automóveis para maior e ilegal velocidade, o conhecido tunning, é outro fenómeno ligado ao Hip Hop

São expoentes nacionais e até a nível internacional (na MTV, por exemplo), grupos musicais como:

v     Ace

v     Black Company

v     Boss AC

v     Chullage

v     Cool Hipnoise

v     Da Weasel

v     Dealema

v     D-Mars

v     Family

v     Fuse

v     General D

v     Líderes da Nova Mensagem

v     Micro

v     Mind Da Gap

v     Mundo Complexo

v     Sam The Kid

v     Valete

 

 

Neste workshop vamos nos conter à movimentação de Dança sob os ritmos de música ligada ao Hip Hop. Convivência com ritmos ragga e new school, exercícios de alongamentos, e pratica de movimentação sob ritmos soul e pop. Movimento de qualidade Locking (criado por Don Campbell)

Não é complicado garanto-vos. É é muito difícil de explicar.

fazendo !!!

segunda-feira, julho 17, 2006

RHYTHM OF THE DANCE oferecido pela Renascença

Os ritmos irlandeses vêm a Oeiras. Será que a Rádio Renascença oferece bilhetes. A ver em Rádio Renascença: "RHYTHM OF THE DANCE"

sábado, julho 15, 2006

Morreu Pirmin Trecu


Era o expoente da pureza do Bailado Clássico no Porto. Lembro-me que de Bailado no Porto, só havia ele, o resto era o deserto balectico.
De origem basca, teve uma excelente carreira como bailarino, e mantinha ainda há alguns anos um pequeno estúdio numa das artérias perpendiculares à Avenida da Boavista.
Professor de grandes bailarinos, como foi por exemplo Cristina Maciel.

Nunca cheguei a ter aulas com ele, mas ainda hoje ecoam na minha cabeça os relatos do Curso de Bailado da Madeira em 1982 feitos pela Cristina Roquette, em que ele corrigia o pessoal na barra, sempre com a mesma frase: "La punta, la punta, agora "aguanta", "aguanta", "aguanta""

ner notícia no Jornal de Notícias
Nasceu em Zarauz, na província de Guipuzcoa, Espanha, em 1930. Foi educado em Inglaterra desde os sete anos. Aos 15, frequenta uma escola de Belas-Artes, e começa a interessar-se por ballet depois de ter visto um espectáculo do Sadlers Wells Ballet, hoje Royal Ballet. Decide então tornar-se bailarino. Pede uma audição a Ninette de Valois, Directora do Royal Ballet, que o aceita imediatamente. Aí, Pirmin Treku teve a oportunidade de dançar vários papéis principais. Percorreu o mundo com a sua companhia. Em 1961, devido a problemas num joelho , retira-se, despedindo-se na Royal Opera House Covent Garden, no bailado "La fête étrange". No mesmo ano, chegou a Portugal a convite da Escola Parnaso e dedicou-se à formação de bailarinos profissionais. Dois anos depois, no Porto, abriu a sua própria Escola de Bailado e, mais tarde, a Companhia de Bailado do Porto. Morreu a 13 de Julho de 2006, em San Sebastian, Espanha.

quinta-feira, julho 13, 2006

Dança Comigo !!

Workshop de Verão
abertas as inscrições para os nosso cursos na Casa do Artista, em Lisboa.
As modalidades são Hip Hop, Ballet e Dança Contemporânea.

segunda-feira, julho 10, 2006

Companhia Nacional de Bailado. O que se passa?


Conheço Ana Pereira Caldas desde que me conheço na Dança, ou seja desde Outubro de 1982.
Não lidei facilmente com esta bomba que surgiu no passado sábado, 8 de Julho, ou seja: há graves irregularidades na gestão da CNB, que apontam para a responsabilidade danosa da ProfªAna Caldas.
Será esta uma realidade paradoxal e perversa, que é a que a gestão dos dinheiros públicos e persecução de objectivos institucionais, transborde inevitavelmente os limites da legalidade?

Passado o fim de semana de brasa de Lua Cheia, eis-nos no dia 12 de Julho com desenvolvimentos e já uma resposta por parte da direcção da CNB.

sexta-feira, julho 07, 2006

é hoje: Espectáculo Final Escola de Dança do Conservatório Nacional

artigo com base no texto oficial da Escola (que foi a minha entre 1982 e 1986, que tempos admiráveis e milagrosos), com o muito obrigado à minha muito querida amiga Júlia Moita Santos

=================================================
O culminar do ano lectivo dá-se com um espectáculo final da escola, no qual participam todos os alunos do 1º ao 8º ano de dança, e que se realiza no Teatro Camões.Neste espectáculo tem também lugar a entrega de diplomas aos alunos finalistas.

Datas :7/07/06 (estreia), 8/07/06 pelas 21h00 e 9/07/06 pelas 16h00 no Teatro Camões
A Escola de Dança do Conservatório Nacional é uma escola vocacional artística de formação de bailarinos, sendo também a única oficial e de ensino integrado.O ingresso na escola é feito mediante audição, previamente anunciada, sendo apenas aceites os alunos que demonstrem capacidades que permitam perspectivar uma futura carreira de bailarino.
O curso tem a duração de oito anos e integra o ensino artístico e académico.
No plano de estudos, aos 1º e 2º anos do ensino artístico/grau elementar corresponde o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos); aos 3º, 4º e 5º anos/grau intermédio corresponde o 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos); aos 6º, 7º e 8º anos/grau avançado corresponde o ensino secundário (10º,11º e 12º anos).
O ensino artístico ministrado inclui as seguintes disciplinas: técnica de dança clássica, técnica de dança moderna, técnica de pontas, variações, repertório, pas-de-deux, danças de carácter, danças tradicionais, danças históricas, sapateado, expressão dramática, música, notação e análise do movimento, história da dança e elementos de produção.
Para além destas, a oficina coreográfica tem por objecto proporcionar aos alunos a possibilidade de aplicação prática dos conhecimentos que foram sendo adquiridos ao longo do curso. Esta disciplina, para a qual são convidados coreógrafos exteriores à escola, é trimestralmente apresentada sob a forma de espectáculo.
Para além das actividades extra-curriculares, que incluem visitas de estudo, participações em espectáculos, exposições, etc., a escola promove uma série de espectáculos de apresentação pública anual.
Actualmente, muitos dos alunos formados pela EDCN integram os elencos de várias companhias e grupos, nacionais e estrangeiros.A escola mantém protocolo com a Companhia Nacional de Bailado.

Um Pouco de História
Criado sob o impulso de Almeida Garrett, o Conservatório publicou o seu primeiro programa de estudos em 1839.Bernardo Vestris e Luigi Montani foram os primeiros professores na Eschola de Dança, Mímica e Gymnastica Especial.Apesar da população escolar inicial ser constituída por 36 alunos, a Escola de Dança foi suprimida em 1869, quando registava apenas 3 alunas.Entretanto, pela Escola de Dança haviam passado professores como Francisco Yorck, Achilles Polletti, José Zenoglio, Arthur Saint-León, Hypolite Monet e Romilda Pizzola.Entre 1913 e 1939, e sob a direcção de Encarnación Fernandez, as aulas de dança voltaram a ser leccionadas, no contexto de um curso anexo à secção de Teatro.De 1939 a 1971, Margarida de Abreu regeu um curso de Dança que, sendo especial para bailarinas até 1949, passou a integrar também alunos do sexo masculino a partir desse ano.Entretanto, Alice Tournay foi convidada a dirigir um Curso Especial de Dança, tendo leccionado de 1946 a 1948.Em 1971,sob o impulso do ministro Veiga Simão, teve inicio um processo de reforma do ensino artístico, que ocorreu em várias fases. A Comissão de Reforma foi presidida por Madalena Perdigão, tendo José Sasportes coordenado o Grupo de Estudos para a Dança.Criada nesse ano, a EDCN passou por duas fases de experimentação do ensino integrado – académico e artístico – a primeira até 1974, a segunda até 1983.Durante a primeira fase foi estabelecido o regime de aulas diárias de dança, enquanto a formação geral dos alunos teve o apoio da Escola Preparatória Francisco Arruda. Júlia Cross foi nomeada professora de dança clássica. Na segunda fase, a formação geral efectuou-se nas escolas situadas nas proximidades do Conservatório.José Sasportes, Graça Bessa e Wanda Ribeiro da Silva assumiram, consecutivamente, a direcção da Escola. A população escolar aumentou consideravelmente.Numa fase posterior (1983 a 1986), a escola passou a ser designada por Escola de Dança de Lisboa.Elisa Worm presidiu à sua direcção e a Escola Preparatória Fernão Lopes apoiou a formação geral.Em 1986, Ana Pereira Caldas foi nomeada Presidente da Comissão Instaladora e, a partir de 1987, a escola consolidou o regime de ensino integrado.As disciplinas de formação geral passaram a ser leccionadas até ao 12º ano. Em 1991, a Escola de Dança do Conservatório Nacional recuperou esta designação e foram entregues diplomas aos primeiros alunos integralmente formados na Escola.Na área artística, várias personalidades nacionais e estrangeiras passaram a integrar o corpo docente, quer como professores, quer como individualidades convidadas.Em 1995/96, a EDCN teve 159 alunos, 116 raparigas e 43 rapazes.A direcção da escola foi assegurada por uma comissão presidida por Ana Pereira Caldas até 2001. No período compreendido entre 2001 e 2003, o Conselho Executivo foi presidido por Ana Cristina Pereira, tendo como vice-presidentes José Luís Vieira e Maria Teresa Quadros. Desde 2003 e até à actualidade, o Conselho Executivo é presidido por José Luís Vieira, tendo como vice-presidentes Pedro Carneiro e Maria Teresa Quadros.

Contactos: Tel.: (+351) 21 340 80 30
Fax: (+351) 21 340 80 39
Email: info@edcn.pt
P'la Associação de Pais,Júlia Gonçalves Moita Santos

quinta-feira, julho 06, 2006

Guia das Artes do Espectáculo

no meu blogue Pó de Sotão

terça-feira, julho 04, 2006

A Aldara em Guimarães

A Aldara Bizarro dirige "A Semana da Dança" em Guimarães. Ler no Correio do Minho

domingo, julho 02, 2006

Ensino Público do Ballet

um exemplo que vem do Rio de Janeiro: um projecto de Ballet para alunos do ensino público. Está no Jornal O Globo - Projeto: Crianças aprendem balé