quinta-feira, maio 31, 2007

DANÇA CAFÉ

DANÇA CAFÉ
Durante os meses de Junho e Julho vai arrancar o workshop “Dança Café” vocacionado para a montagem do espectáculo “O Teu Sonho” a estrear a 21 de Julho no Auditório de Alfornelos. O workshop Dança Café trata-se de introduzir a componente ensaio, experimentação, e expressão dramática dentro das competências em aula.
Abrir as aulas e cursos a todos os que resolvem entrar a partir deste momento, facilitando uma integração com os membros que já se encontram a frequentar as aulas, é um dos principais objectivos.
O “Dança Café” decorre nas salas habituais dos nossos cursos na Casa do Artista, em Lisboa, a partir de 4 de Junho até 15 de Julho, passando a partir de 16 de Julho, as aulas ensaio para o Espaço do Auditório de Alfornelos, até à estreia da série de quatro espectáculos finais, que será a 21 de Julho.
O objectivo dos nossos Cursos de Artes de Palco foi sempre disponibilizar a experiência da participação do espectáculo ao vivo aos nossos alunos de qualquer idade e nível de modo cada vez mais frequente. Para os alunos actuais frequentadores dos cursos, operar-se-á uma aplicação de novas competências, e mais avançadas; e para os que se iniciam agora um trabalho connosco, vamos começar por uma avaliação das características, da experiência e outros factores, para que se possam integrar no elenco de O Teu Sonho, ou para simplesmente cumprir este workshop, não tendo obrigatoriamente que se integrar no evento.

A Evolução da Dança

O video mais visto de sempre no YouTube é de comédia e tem como tema a "Evolução da Dança". Hoje ía quase nas 50.000 visitas, desde há um ano que foi carregado.
É protagonizado pelo comediante Judson Laipply, que também faz palestras sobre motivação, natural do Estado de Clevland, EUA, e este video é que o tornou famoso de tal maneira, que tem uma entrada com o seu nome na Wikipedia.

sexta-feira, maio 18, 2007

YouTube - Dancers

YouTube - Dancers: "http://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE"

quinta-feira, maio 17, 2007

Novas Direcções do Bailado e São Carlos

A CNB vai ser administrada por pessoas estranhas à Dança. E daí ?
Já não suporto as pessoas que vêm falar das "pessoas da Dança" que deixaram de estar à frente da CNB, para ir para lá "uns financeiros", como se para atingir os objectivos de rentabilidade de uma instituição daquele tipo, não tivesse tanta legitimidade "os finaceiros", ou engenheiros, ou sei lá. Deixa lá fazer a tentativa!
E depois isto de artistas,´são os eternos clubes, e o "favor paga favor", "toma lá dá cá". Neste status quo, a comunicação social, amiga dos "artistas" afina pelo mesmo diapasão:


Cultura contrata no ISCTE e no INH a direcção do OPART
Bailado e São Carlos dirigidos por financeiros
artigo do Expresso por J. F. Palma Ferreira
Apenas um, dos três membros nomeados pelo Ministério da Cultura para a direcção da OPART, conhece bem o sector.O Ministério da Cultura convidou dois gestores, quadros do ISCTE e do Instituto Nacional da Habitação (INH), para dirigirem o OPART – Organismo de Produção Artística, que tutela a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro de São Carlos. Do ISCTE virá Pedro dos Santos Moreira, para presidir o OPART, que terá ao seu lado na direcção Henrique Pinto Ferreira, que assegurou desde Novembro de 2004 a direcção financeira do INH. Carlos Vargas será o outro membro da Direcção do OPART, o único que conhece bem o sector.


Bailado e São Carlos dirigidos por financeiros - EXPRESSO – Notícias, opinião, blogues, fóruns, podcasts. O semanário de referência português. - Actualidade

terça-feira, maio 08, 2007

O Teu Sonho vai estrear a 21 de Julho

Estamos na recta final de uma época em cheio nos Cursos de Dança na Casa do Artista. Vamos acabar com o melhor : a estreia do musical infanto-juvenil "O Teu Sonho".
O elenco conta com artistas nossos alunos de todos os níveis e idades, assim como os que se inscreverem para o workshop especial no mês de Julho, dedicado em inteiro à montagem deste espectaculo.
Todas as novidades no boletim "O Século da Dança" que pode já subscrever, preenchendo e enviado a janela em baixo.









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sexta-feira, maio 04, 2007

Libertango, com Marie Soler

Foi ontem a primeira (de muitas e muitas, esperemos) quintas feiras de Tango na Casa do Alentejo, num dos seus magníficos salões sarracenos, organizada pela nossa companheira das actividades de Dança na Casa do Artista, a grande artista de Tango Marie Soler.
A maior parte dos participantes da milonga lisboeta são alunos da Marie.
Ali a noite flúi, sem se dar pelo tempo que passa. E depois é deixar-se levar no protocolo de delicadeza, bom gosto, intemporalidade, e brio de uma das mais espantosas expressões de arte popular a nível mundial, que é o Tango.

Este vídeo é de uma vibrante actuação da Marie na Casa La Viruta, em Buenos Aires, dançando com Leandro Caparelli , uma versão de Libertango de Astor Piazolla.


quarta-feira, maio 02, 2007

Mazelas

Bailarinos de dança clássica: no palco não se vêem as mazelas

Por LEONOR FIGUEIREDO, no Diário de Notícias

Problemas graves na coluna vertebral, nos joelhos e nos pés são apenas
alguns dos sérios contratempos com que se defrontam os profissionais da
dança clássica.

É por este e outros motivos que a Comissão de Trabalhadores da Companhia
Nacional de Bailado coloca hoje online uma petição para que o Parlamento
tenha conhecimento das reivindicações.

"São problemas de saúde específicos dos bailarinos de dança clássica que não
se comparam com outras danças, sem desprestígio para elas. Mas a verdade é
que sofremos muito com os ligamentos e os meniscos dos joelhos. É preciso ir
fazendo operações ao longo da vida. Porque? Porque desenvolvemos uma
musculatura que é anti-natural, através dos movimentos que fazemos", revela,
ao DN, José Carlos Oliveira, da comissão que quer sensibilizar o Governo
para a causa da única grande companhia de dança de repertório em Portugal,
com 30 anos de existência.

Não são apenas os joelhos que necessitam de intervenção especializada. "É
normal que os homens desenvolvam hérnias discais e há mesmo casos de pessoas
que ficaram sem os discos. As mulheres também arranjam deformações na coluna
sem falar nos problemas dos pés e tornozelos decorrentes de fazerem 'pontas
A densidade óssea de uma bailarina de 30 anos é semelhante à de uma mulher
de 60. Imagine-se o que é fazer dieta a vida inteira para se manter o corpo
ágil...", sustenta José Carlos Oliveira.

Comparam-se aos atletas de alta competição. "Trabalhamos todos os dias, das
09.30 às 18.30. Só temos um mês de férias. A nossa actividade é muito
intensa e não é sazonal", acrescenta o elemento ligado à UGT, através do
SIARTE, um sindicato de trabalhadores dos espectáculos.

A Companhia Nacional de Bailado tem 70 bailarinos, dos quais 15 estão em fim
de carreira, havendo ainda cerca de 20 que não poderão continuar a dançar
por muito tempo.

Um dos casos apontados é o de Ana Lacerda, uma das dez melhores bailarinas
da Europa em 2006 e condecorada, pelo então Presidente Jorge Sampaio, com a
medalha de mérito. "Ela diz que o físico já não aguenta, mas continua a ser
cabeça- -de-cartaz para tudo e mais alguma coisa", alerta José Carlos
Oliveira.|

De AM :

Desculpa lá ó Zé Carlos, mas vocês devem estar mesmo a passar-se que tão
ofuscados estão com as vossas reformas e reivindicações.

Se há actividades naturais podemos afirmar que é o Ballet genuíno. As aulas
de barra completa, com princípio meio e fim, nunca mataram ninguém, pelo
contrário. Mas é claro, e sabes bem, que há formas e formas de trabalhar.

Claro que todos sabemos que trabalhar à fuçanga, obedecer a coreografos
pouco escrupulosos e irresponsaveis, o ter de andar a tapar buracos anos a
fio nessas companhias. Enfim, aceitar ser carne pra canhão pra ter este ou
aquele papel. Claro que sabes do que estou a falar.

Estás perdoado pelo mau serviço que andas a prestar à Dança com esse tipo de
declarações.

Vai até aos estudios sérios (eu disse : sérios) de Ballet, convido-te para
apareceres na Casa do Artista, vem ver o entusiasmo com que dezenas de
crianças se aplicam na arte mais maravilhosa, aquela que não morre, cujas
tradições resistem aos imediatismos que se vivem cada vez mais nesta terra,
que é das melhores que há pra dançar , porque tudo está por fazer! Vem ver
os melhoramentos no desempenho académico por causa do Ballet, ver tomar
conhecimento que esta actividade é "receitada" por muitos ortopedistas.

Ninguem tem culpa do que vos fazem, do que vos fizeram.

Aceita um abraço deste que te admira desde Dezembro de 1982 no Conservatório
Nacional.

Cnb, José Carlos Oliveira, Ana Lacerda, Saúde (na Dança),

Dança actual em Angola

Artigo do Jornal de Angola acerca da Dança deste país africano com tanto
significado pra nós, portugueses

Falta de condições de trabalho dificulta desenvolvimento da dança em Angola

A carência de espaços adequados, incentivo financeiro e maior
profissionalização dos dançarinos e coreógrafos angolanos têm constituído um
dos principais entraves ao desenvolvimento deste género artístico no país,
segundo o director do Ballet Nacional Kilandukilo, Maneco Vieira Dias.

O responsável realçou ainda que com mais incentivos e espaços de exibição,
os grupos de dança em Angola, tanto na vertente tradicional quanto na
moderna, teriam condições para melhorar a qualidade do produto apresentado
ao público e disputar, simultaneamente, lugares de destaque na arena
internacional.

"Além da ausência dos incentivos e de espaços, há ainda a destacar a fraca
formação académica, apesar de nos últimos anos o Ministério da Cultura ter
apostado nesta vertente. Portanto, se aspiramos por qualidade temos de dar
outro impulso a este género artístico para que haja mudança de rumo",
realçou.

Um dos aspectos levantados por Maneco Vieira Dias para que tal aconteça é a
recuperação e reabertura urgente dos espaços, "que se encontram fechados ao
público há muitos anos". Este acto permitiria, segundo este, os grupos terem
condições propícias para exibirem e prepararem adequadamente os seus
trabalhos coreográficos.

No entanto, o responsável do Ballet Kilandukilo reconheceu existirem já
algumas melhorias na qualidade e na representatividade de certos grupos
nacionais. "Temos grupos de dança tradicional e de recreação com muita
qualidade. Alguns deles têm até mesmo condições de representar o país em
eventos internacionais", disse.

Maneco Vieira Dias manifestou-se igualmente satisfeito com a criação do
grupo de dança Rebita do Kilamba, que para ele vai permitir o resgate de uma
modalidade em vias de desaparecimento no país.

"A rebita faz parte do acervo histórico cultural do país, mas infelizmente,
nos últimos anos, tem se assistido ao seu desaparecimento e espero que, com
este grupo, se possa dar um outro impulso ao seu resgate e manutenção nas
modalidades artístico-culturais angolanas", adiantou.

De acordo com Maneco Vieira Dias, a pesquisa, em termos de investigações no
campo da tradição oral angolana, deve ser outra das apostas dos grupos de
bailado tradicional, por serem uma expressão da cultura angolana e um
veículo de salvaguarda da identidade nacional.

O Dia Internacional da Dança foi instituído em 1982, pela Unesco, com o
objectivo de despertar o interesse público, bem como incentivar os governos
a criarem políticas para o ensino de base e superior desta manifestação
artística. Celebrada a 29 de Abril, a data marca as comemorações do
nascimento do coreógrafo e reformador francês Jean-Georges Noverre
(1727-1810), criador do Ballet moderno.

Esta efeméride é igualmente usada como um marco para firmar posições claras
sobre a dança, enquanto linguagem artística capaz de aproximar-se de outras
expressões, como a música, o teatro, o circo, mas mantendo a sua identidade
própria. O dia da Dança celebra essa autonomia.