quarta-feira, setembro 26, 2007

O Século da Dança : o boletim por email

Todas as novidades no boletim "O Século da Dança" que pode já subscrever, preenchendo e enviado a janela em baixo.









Para Receber "O Século da Dança"


Inscreva seu nome e Email abaixo:

Nome:

Email:

Subscrever
Cancelar




terça-feira, setembro 11, 2007

A Dança do Luís Arruda


Ele era elegante, nasceu magro e com 2o e poucos anos tinha um respeitavel bigode de elegancia oitecentista, bem tratado.Vinha de São Miguel, nos Açores, e veio integrar aquela turma de Rapazes incrementada em 1983, na Escola de Dança do Conservatório.Tantos anos depois, é bom saber notícias do dançarino de folclore micaelense, que dançava com a elegancia do classico. Conterraneo do Luis Xarez, o marido da Isabel Merlini.Segue a notícia do site Açores ponto net




Coliseu recomeça este mês aulas de dança de Luís ArrudaAs novas aulas de dança do Coliseu Micaelense iniciam-se neste mês de Setembro para o ano lectivo 2007/2008, retomando assim, pelo terceiro ano consecutivo, uma tradição pública que marcou a história da maior casa de espectáculos dos Açores durante as décadas de trinta e quarenta. A iniciativa é do professor Luís Arruda e começa nos dias 18 e 20 de Setembro, estando as inscrições a serem efectuadas na bilheteira do coliseu.

Estas aulas destinadas ao público em geral decorrerão em duas classes distintas que funcionam uma vez por semana, num dia à escolha, sendo uma às terças-feiras entre as 20h e as 22 horas e a outra às quintas-feiras das 18h30 às 20h30. Em ambos os dias são leccionadas as modalidades de Danças de Salão e Danças Latinas, sendo a primeira hora dedicada à Valsa, Tango, Foxtrot ou Slowfox e a segunda parte reservada para Samba, Salsa, Merengue, Bolero, Rumba ou Cha-cha-cha.
A formação continuará a decorrer na “Sala Santos Figueira”, durante um período lectivo compreendido entre os dias 18 de Setembro de 2007 e 26 de Junho de 2008, que inclui cerca de quatro dezenas de aulas, ou seja, 80 horas de formação. Neste ano lectivo, os alunos do professor Luís Arruda poderão integrar a Dança de Quadrilha que será apresentada no “Baile de Fantasias” dos Grandes Bailes de Carnaval do Coliseu Micaelense.
O responsável pelo ressurgimento das aulas de dança do Coliseu Micaelense, o conhecido professor e bailarino Luís Arruda, habilitado com o Curso de Dança do Conservatório Nacional, pretende desta forma continuar a reavivar uma tradição iniciada nos anos 30 pelo professor Manuel Joaquim de Matos, no foyer do então Coliseu Avenida.

sábado, setembro 08, 2007

Plataforma dos Intermitentes

Caros Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual,
O Partido Socialista prepara-se para aprovar ainda este mês a lei do governo sobre a intermitência.Esta lei DETURPA todas as nossas propostas e não apresenta nenhuma medida para ajustar a segurança social à nossa realidade laboral. Após um ano de discussões, propostas e acções da Plataforma dos Intermitentes, o governo pretende arrumar o assunto de forma escandalosa : com piores condições de trabalho para os profissionais do espectáculo inseridos numa estrutura fixa e ignorando novamente a condição do intermitente.
Para mais esclarecimentos, e para não deixar esta fraude impune, apareçe nesta SEGUNDA dia 10, às 18h00 no MAXIME,na pça da Alegria (Metro Avenida).
programa:18h-18h15 apresentação da proposta do governo 18h15-19h45 debate19h45-20h15 resoluções
Divulga SFF, para qualquer esclarecimento:intermitentes@gmail.com
--------------------------------------------------------------- A Plataforma dos Intermitentes é constituida pelas seguintes organizações:AIP- Associação de Imagem Portuguesa, Associação Novo Circo, ARA – Associação de Assistentes de Realização e Anotação, ATSP – Associação dos Técnicos de Som Profissional, Granular - Associação de Música Contemporânea, PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas, REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, RAMPA, Sindicato dos Músicos, SINTTAV- Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual, STE - Sindicato das Artes do Espectáculo.

domingo, setembro 02, 2007

Escola Conservatório associada de Lausanne

in O Primeiro de Janeiro:

"Escola do Conservatório Nacional torna-se associada do Prix de Lausanne A Escola de Dança do Conservatório Nacional foi aceite como associada do Prix de Lausanne, passando a integrar a lista das melhores escolas de dança do mundo, disse à Lusa Pedro Carneiro, vice-presidente do conselho executivo. “O Prix de Lausanne é um concurso de dança cujos primeiros seis premiados obtêm uma bolsa para estudar numa escola de uma lista à escolha”, explicou o responsável. “A lista é composta por escolas que têm de estar certificadas e que são algumas das melhores do mundo”, precisou. A Escola de Dança do Conservatório Nacional apresentou a sua candidatura, foi visitada por elementos da comissão de certificação e recebeu em Julho a resposta afirmativa, segundo Pedro Carneiro, que é também professor naquele estabelecimento de ensino. Junta-se, assim, a algumas das mais conceituadas escolas de dança do mundo, como a Academia Vaganova, de São Petersburgo, a Royal Ballet School, de Londres, a Escola Nacional de Ballet do Canadá, em Toronto, e a School of American Ballet, em Nova Iorque. A competição do Prix de Lausanne é reservada a jovens estudantes de dança de todas as nacionalidades, com idade entre 15 e 18 anos que pretendam prosseguir uma carreira profissional. Com a duração de uma semana, o concurso realiza-se anualmente no final de Janeiro desde 1973."