quarta-feira, julho 30, 2008

Telmo Moreira

PUBLICO.PT

Bailarino português vai participar na gala do concurso
Telmo Moreira distinguido com Prémio Jovem Talento na Bulgária
28.07.2008 - 17h02 Lusa
O bailarino português Telmo Moreira foi distinguido com o Prémio de Participante Mais Jovem da final do 23º Concurso Internacional de Ballet de Varna, na Bulgária, uma competição bienal que terminou hoje com a participação de 160 candidatos.

Além da distinção na sua categoria (Grupo B - Júniores), o bailarino português foi convidado a participar no espectáculo de gala do concurso, que decorrerá terça-feira.

Actualmente com 17 anos, o jovem conquistou no ano passado o prémio de Melhor Bailarino europeu, no escalão sénior do concurso Youth American Grand Prix, realizado em Nova Iorque. Foi ainda um dos seis laureados na final do concurso de dança suíço "Prix de Lausanne", uma das competições de dança mais importantes do mundo.

Depois de ter sido premiado em Lausanne, Telmo Moreira recebeu uma bolsa de estudo para frequentar o ano lectivo na Academia de Ballet Vaganova, em São Petersburgo, onde se formaram alguns dos maiores bailarinos do mundo, tais como Rudolf Nureyev ou Mikhail Baryshnikov.

O Concurso Internacional de Ballet de Varna é promovido pelo Ministério da Cultura da Bulgária, com o apoio da Câmara Municipal daquela cidade, e com o Alto Patrocínio da mulher do Presidente da República da Bulgária, Zorca Parvanova.

Fonte da Escola de Dança do Conservatório Nacional indicou que, além de Telmo Moreira, participou no Concurso outra jovem portuguesa, Mariana Rodrigues.

Os candidatos competiram nas categorias de seniores, com menos de 26 anos, e juniores, com idades entre os 15 e os 19 anos.