quarta-feira, junho 27, 2007

Ultimas Wellenkamp

A notícia do dia para a Dança Portuguesa: Vasco Wellenkamp é o novo director
artístico da Companhia Nacional de Bailado.
Coreografo (sempre) em alta, este homem (sempre ) do momento, que foi um
bailarino muito modesto mesmo, ganhou nos anos 70 e 80 a confiança de Jorge
Salavisa, tornando-se o coreografo residente do Ballet Gulbenkian, depois do
sucesso de "Danças Para Uma Guitarra".
Nos anos 90 funda a sua Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que
está num grande momento: a par do Royal Ballet, do Hell's Kitchen Dance de
Mikhail Baryshnikov e do Ballet Nacional de España, actuará em Madrid no
Centro Cultural de la Villa, nos dias 5 e 6 de Julho, com o Bailado
"Amaramália".



in "Diario de Notícias da Madeira"
Vasco Wellenkamp assume a Direcção Artística da Companhia Nacional de Bailado O coreógrafo Vasco Wellenkamp assume a Direcção Artística da companhia de bailado em Outubro Data: 27-06-2007
O Ministério da Cultura anunciou hoje que o coreógrafo Vasco Wellenkamp assume a Direcção Artística da Companhia Nacional de Bailado a partir de 1 de Outubro.
Wellenkamp sucede no cargo a Mehmet Balkan, cujo contrato termina a 30 de Setembro.
«Esta sucessão resulta de um entendimento alcançado entre o Ministério da Cultura e Mehmet Balkan», precisa o Ministério da Cultura.
O Director indigitado dará uma conferência de imprensa a 3 de Julho, no Teatro Camões, em Lisboa.



Do Sol online:
«Estou muito satisfeito com este convite. É um novo desafio e um trabalho muito importante nos meus 40 anos de carreira», avaliou o fundador e director da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC), que remeteu para uma conferência de imprensa marcada para 3 de Julho, no Teatro Camões, em Lisboa, uma declaração formal sobre a nomeação.
Na terça-feira ao final da tarde, o gabinete da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, divulgou uma nota a anunciar que Vasco Wellenkamp assumirá a partir de 1 de Outubro a direcção artística da CNB, sucedendo a Mehmet Balkan, cujo contrato termina a 30 de Setembro.
A saída de Mehmet Balkan, que entrou na CNB em Setembro de 2002, surge na sequência de um «entendimento alcançado» com o MC, indicava ainda o comunicado oficial.
Vasco Wellenkamp encontra-se neste momento em ensaios com a CPBC para apresentar quinta-feira e sábado, no Centro Cultural Olga Cadaval, no âmbito do Festival de Sintra, o espectáculo de dança Requiem, com coreografia do director e música de Benjamin Britten (Sinfonia de Requiem op. 20)
O futuro director artístico da CNB iniciou a carreira artística em 1961 na Companhia Verde Gaio, dirigida por Margarida Abreu e Fernando Lima, e sete anos mais tarde estabeleceu uma colaboração com o Ballet Gulbenkian.
Nos anos 70, através de uma bolsa do MC, estudou dança moderna na Escola de Martha Graham e dança clássica com Valentina Pereyslavec, no American Ballet.
Como bolseiro da Gulbenkian frequentou o curso especial para coreógrafos e compositores na Universidade de Sussex, em Inglaterra.
Entre 1977 e 1996 foi coreógrafo residente, professor de dança moderna e ensaiador do Ballet Gulbenkian, leccionando também na Escola de Dança do Conservatório Nacional e como professor coordenador na Escola Superior de Dança.
Com o apoio do MC e das câmaras de Lisboa e de Cascais criou a própria companhia (CPBC), em Janeiro de 1999, para a qual tem criado diversas coreografias, apresentadas em Portugal e no estrangeiro.
É desde Setembro de 2003 director artístico do Festival de Sintra para a área da dança.
Em 1994, foi condecorado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique por Mário Soares, Presidente da República.
Lusa/SOL

0 Comments: