quarta-feira, julho 19, 2006

EIDL no Ginásio Clube

Participei no 1ºEstagio de Dança de Lisboa no Verão de 1987.
Foi o melhor ano. Tudo era realmente novo !
Organizado por um desconhecido pianista das aulas de ginástica do Ginásio Clube, o Paulo Barreto filho de Mascarenhas Barreto autor de ensaios sobre a hipotectica actividade ligada à espionagem de Cristovão Colombo, com espírito empresarial, lá conseguiou montar uma máquina de produção e uma realização regular anual deste acontecimento, o que é louvável num país como este.
Todo o know how para estes estágios vinham até há alguns anos, hoje em dia não sei se assim é, de Las Palmas, Canárias, onde havia uma companhia com desempregados da Dança da antiga Roménia de Chauseuscu, com destaque para o eminente Gelu Barbu, que formou uma geração de bailarinos nas Canárias, com destaque para os actuais primeiros bailarinos Wendy Artiles, e seu marido Miguel Montanez, que veio direitinho das acrobacias ginasticais para o Bailado.
Não acredito que nas ilhas Canárias não houvesse melhor!
E pronto, o romeno das Canárias, mais uns acólitos e outros indefectíveis, durante mais de uma década têm tido trabalho assegurado em Lisboa todos os Verões, sendo Lisboa também palco para pagamento de favores. Tivemos mestres bons, e outros inconcebíveis como foi o Sergiu Stefanschi, que negou-me a mim só porque não gostou da minha cara, sei lá, o certificado de Curso que a organização se tinha comprometido a passar!
Este senhor Stefanschi é reconhecidíssimo internacionalmente, principalmente no Canadá, tendo sido agraciado pela nova Roménia como Cavaleiro das Artes. Como professor de Dança é uma nódoa, vos garanto.
O Paulo Barreto ficou refém de Gelu Barbu. Todos os anos tem-se conseguido assegurar apoios fantasticos e muito oficiais. Este monárquico têm conseguido apoios à direita e à esquerda, desde Nuno Abecassis, a Jorge Sampaio, passando por Madalena Perdigão, e agora a Isabel Pires de Lima mais a Maria Cavaco.
Este senhor Gelu Barbu, foi um grande bailarino, formado nas melhores tradições do Bailado da União Soviética, e chegou às Canárias em inícios dos anos sessenta, para curar uma maleita nas costas. Gostou de lá estar e por lá ficou. Fundou então o Ballet Las Palmas de Gelu Barbu.
Grande lição para todo o mundo do espectaculo, fazer assim, com que das pedras saia vinho!
Mas a megalomania para parvinho acreditar aqyui no burgo, continua, com a comunicação social a fazerem de correia de transmissão com títulos como:
Lisboa será capital europeia da dança como publicou o Jornal de Notícias !!! Está tudo doido ou quê?
mais notícias sobre este acontecimento >>>>>

0 Comments: