terça-feira, julho 18, 2006

Hip Hop. O Que É?

o movimento político, social e cultural. Onde está a Dança no meio disto tudo?

O Hip Hop começa por ser um movimento cultural que vai para além do domínio da Dança, nascido em Nova Iorque nos anos 70, em bairros negros e latinos (com originários principalmente da Jamaica) e engloba a manipulação de suportes de música (não instrumentos musicais) por Disk Jockeys . Com dedos sensíveis ora se trava, ora se acelera, a marcha de discos de vinil num prato de gira discos, criando novas sonoridades (rap). Outros elementos compõem este movimento como, os desenhos nas paredes da rua (grafitti), o breakdance, as artes marciais (beat boxing), o activismo político, a nova linguagem (gíria), as festas de rua com equipamentos sonoros bem possantes, apesar de portáteis.

 

A música RAP é como música original um canto parecido com os sons das músicas em gira discos em rotação ao gosto do DJ, com ondas bem fraseadas, óptimas rimas, textos sociais e politizados, e calão. A Dança de Hip Hop é variada, sendo o acrobático break dance o mais popular dos estilos, e que veio para banir a violência. Cada gang começou a competir com passes de dança ao invés de picardias tumultuosas.

 

Em Portugal o movimento floresce na década de 90, nos aglomerados de comunidade imigrante e de descendentes das regiões africanas de língua portuguesa. Surge em Portugal da mesma forma que nasce em todo lado, que é o fruto do encontro na rua como único espaço de lazer.

O Hip Hop é um fenómeno sociológico que constitui uma face da globalização. Nasce da necessidade de comunicação com jactos de spray fluorescente numa parede urbana, nas competições de skate com calças quase a cair, de adornos metálicos e piercings e tatuagens. A transformação nos automóveis para maior e ilegal velocidade, o conhecido tunning, é outro fenómeno ligado ao Hip Hop

São expoentes nacionais e até a nível internacional (na MTV, por exemplo), grupos musicais como:

v     Ace

v     Black Company

v     Boss AC

v     Chullage

v     Cool Hipnoise

v     Da Weasel

v     Dealema

v     D-Mars

v     Family

v     Fuse

v     General D

v     Líderes da Nova Mensagem

v     Micro

v     Mind Da Gap

v     Mundo Complexo

v     Sam The Kid

v     Valete

 

 

Neste workshop vamos nos conter à movimentação de Dança sob os ritmos de música ligada ao Hip Hop. Convivência com ritmos ragga e new school, exercícios de alongamentos, e pratica de movimentação sob ritmos soul e pop. Movimento de qualidade Locking (criado por Don Campbell)

Não é complicado garanto-vos. É é muito difícil de explicar.

fazendo !!!

0 Comments: