sábado, julho 15, 2006

Morreu Pirmin Trecu


Era o expoente da pureza do Bailado Clássico no Porto. Lembro-me que de Bailado no Porto, só havia ele, o resto era o deserto balectico.
De origem basca, teve uma excelente carreira como bailarino, e mantinha ainda há alguns anos um pequeno estúdio numa das artérias perpendiculares à Avenida da Boavista.
Professor de grandes bailarinos, como foi por exemplo Cristina Maciel.

Nunca cheguei a ter aulas com ele, mas ainda hoje ecoam na minha cabeça os relatos do Curso de Bailado da Madeira em 1982 feitos pela Cristina Roquette, em que ele corrigia o pessoal na barra, sempre com a mesma frase: "La punta, la punta, agora "aguanta", "aguanta", "aguanta""

ner notícia no Jornal de Notícias
Nasceu em Zarauz, na província de Guipuzcoa, Espanha, em 1930. Foi educado em Inglaterra desde os sete anos. Aos 15, frequenta uma escola de Belas-Artes, e começa a interessar-se por ballet depois de ter visto um espectáculo do Sadlers Wells Ballet, hoje Royal Ballet. Decide então tornar-se bailarino. Pede uma audição a Ninette de Valois, Directora do Royal Ballet, que o aceita imediatamente. Aí, Pirmin Treku teve a oportunidade de dançar vários papéis principais. Percorreu o mundo com a sua companhia. Em 1961, devido a problemas num joelho , retira-se, despedindo-se na Royal Opera House Covent Garden, no bailado "La fête étrange". No mesmo ano, chegou a Portugal a convite da Escola Parnaso e dedicou-se à formação de bailarinos profissionais. Dois anos depois, no Porto, abriu a sua própria Escola de Bailado e, mais tarde, a Companhia de Bailado do Porto. Morreu a 13 de Julho de 2006, em San Sebastian, Espanha.

0 Comments: