sexta-feira, agosto 24, 2007

Menino entre meninas


este tema de ser Rapaz e estar na Dança, toca-me sempre porque coomigo era o mesmo.
in correio da manhã

por Teixeira Marques
Alexandre Joaquim tem estilo e gosto pela dança Alexandre Joaquim, natural de Faro, de sete anos, não tem dúvidas quanto ao seu futuro: “Só me sinto feliz a dançar, pelo que quero ser bailarino.”
Triste porque, nas férias, “só posso dançar em casa”, Alexandre luta contra a discriminação dos colegas da Escola de S. Luís, em Faro, onde é excelente aluno do 8.º ano. “Chamam-me nomes, por preferir dançar a jogar futebol”, queixa-se. Desde que aprendeu a andar nunca mais deixou de dançar, e aquele pequeno corpo parece levitar no espaço, nunca estando parado, realizando exercícios que vai elaborando na sua cabeça.
Inscrito na Companhia de Dança do Algarve desde os quatro anos, Alexandre é o único menino entre dezenas de meninas.
“A Companhia tem cerca de 120 alunos e apenas três rapazes: eu, o Sávio, com 22 anos, e o João, de dez anos, pelo que no meu grupo sou o único menino, entre cerca de 50 meninas”, afirma, desgostoso e revoltado, porque “às vezes chamam-me menina”, lamenta-se.
Três aulas semanais de dança, de duas horas cada, sob a orientação de credenciados professores da Companhia de Dança do Algarve, vão moldando o corpo de Alexandre Joaquim, que já participa, ao lado das meninas, como é óbvio, nos espectáculos do grupo.
“É uma grande felicidade e adoro ouvir os aplausos”, confessa o jovem bailarino, considerado uma promessa da dança clássica.
O piano é outra paixão de Alexandre, embora sem a força da dança, mas quem o ouve tocar garante que há ali vocação.
Recentemente, a convite da professora da escola, organizou e coreografou uma dança num espectáculo do estabelecimento de ensino, “que foi um êxito mas que não chegou para convencer os meus colegas que é melhor dançar do que andar aos pontapés numa bola”, afirma, triste por não conseguir arregimentar mais dançarinos.
“O que interessa é que vou tocar piano e dançar, dançar muito...”, garante, convencido de que com a sua pertinácia irá concretizar os seus sonhos, contra todos os preconceitos.

0 Comments: