quinta-feira, agosto 09, 2007

Quorum Ballet actua em Nova Iorque

in Sol
A companhia portuguesa Quorum Ballet vai participar no Downtown Dance Festival, em Nova Iorque, com a apresentação de dois espectáculos, nos dias 23 e 25 de Agosto, com coreografias da autoria do director artístico, Daniel Cardoso
Em declarações hoje à Agência Lusa, o responsável referiu que esta será a primeira digressão da companhia de dança contemporânea aos EUA, em resultado do convite para participar no festival, e adiantou que em Novembro também se apresentará na Dinamarca.
Criado em 2004, o Quorum Ballet é uma companhia de reportório residente nos Recreios da Amadora, composta pelos bailarinos Daniel Cardoso e Teresa da Silva, que passaram pela Martha Graham Dance Company, de Nova Iorque, Mónica Gomes e Iolanda Rodrigues, do extinto Ballet Gulbenkian, e Filipe Narciso, da Companhia Nacional de Bailado.
Daniel Cardoso nasceu em Lisboa há 30 anos e iniciou os estudos de dança com nove, frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, trabalhou na Companhia Nacional de Bailado, foi bailarino principal da Martha Graham Dance Ensemble, e trabalhou também com coreógrafos como Susan Stroman, Steve Rooks e Kenneth Topping.
O Quorum Ballet também trabalha habitualmente com os músicos e compositores Jorge van Zeller, Jorge Silva, Francisco Fernandes e Halina Berezowska, além de uma equipa técnica e de produção.
A companhia teve a sua estreia em Dezembro de 2005, nos Recreios da Amadora, com a apresentação de quatro peças do programa 5 Peças de Daniel Cardoso e actuou entretanto em Lisboa, em Santa Maria da Feira, Loulé, Campo Maior, Portalegre, e na cidade de Arhus, na Dinamarca.
«Somos uma companhia que trabalha a tempo inteiro, e sobrevivemos dos espectáculos que apresentamos e de um grande empenho por parte de todos os elementos que a compõem», disse o director artístico, sublinhando que não tiveram até ao momento qualquer apoio do Ministério da Cultura.
Os apoios institucionais vieram do Governo Civil de Lisboa, «que tornou possível a viagem a Nova Iorque para participar no festival de dança», da Câmara Municipal da Amadora, com a disponibilização das instalações para ensaios e espectáculos, e da Câmara Municipal de Lisboa, que tem fornecido materiais de divulgação do trabalho da companhia.
Também estabeleceram parcerias com outras entidades, nomeadamente a Agência Baixa Chiado, com a qual assinaram um protocolo para fazer três espectáculos este ano, a Artes em Trânsito, para a apresentação de espectáculos em duas cidades do país, e a AQK Associação Quorum Cultural para cedência de espaço.
Relações, Uma Viagem Mágica ao Mundo da Dança, Quorum Ballet/Corvos e Clepsydra são outros dos programas já produzidos pela companhia, que tem também realizado workshops com crianças em parceria com escolas e câmaras municipais.
Lusa/SOL

0 Comments: