sexta-feira, outubro 26, 2007

Companhia de Gádes em Brasília

in Viva! Jornal de Brasília
Companhia Antonio Gades apresenta clássico da dança moderna, Carmen, na cidade
25/10/2007 - 09:00:45

A companhia espanhola Antonio Gades promete encher a sala Villa-Lobos de sensualidade, com o espetáculo Carmen, que será apresentado nesta quinta-feira. Baseada na obra do francês Prosper Merimé, a peça conta a trágica e intensa história de amor entre a cigana Carmen e o oficial do exército Don José.
Brasília foi escolhida para ser a primeira cidade visitada na turnê pelo Brasil. Depois da capital, o grupo se apresentará no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
A peça Carmen é considerada a maior obra do artista. Foram as coreografias fortes e voluptuosas que fizeram com que Antonio Gades se tornasse referência mundial quando o assunto é dança flamenca. O espetáculo tem duração aproximada de 88 minutos e, em Brasília, terá apresentação única.
Antonio Gades foi um dos mais importantes bailarinos e coreógrafos do mundo. Espanhol nascido em Elda, na região de Alicante, ele criou a academia de dança meses antes de morrer. O grupo se empenha até hoje em emocionar platéias do mundo todo com cinco obras que seguem as coreografias originais de Gades: a Suíte de Flamenco (1968), Bodas de Sangre (1974), Carmen (1983), Fuego – Amor Brujo (1989) e Fuenteovejuna (1994).
FormaçãoA companhia é formada por 25 bailarinos, escolhidos pelo próprio Antonio Gades. Além do grupo, o coreógrafo também deixou uma fundação, que tem como objetivo principal difundir a dança espanhola no mundo.
A fundação também promove seminários e cursos sobre as coreografias criativas de Antonio Gades e um concurso internacional de dança espanhola, que leva o nome do próprio bailarino.
O cineasta Carlos Saura fez uma parceria com Antonio Gades na década de 1980. O bailarino trabalhou como ator e dançarino nas produções para o cinema. O resultado foi uma elogiada trilogia flamenca, composta dos filmes: Bodas de Sangue (1981), Carmen (1983) e Amor Bruxo (1986).
A versão para teatro de Carmen foi sendo concebida quase paralelamente às gravações do filme de Saura. E o êxito obtido pelo longa metragem serviu de incentivo para que o espetáculo se tornasse o clássico absoluto da companhia de dança.
Da redação do Jornal de Brasília

0 Comments: