quinta-feira, dezembro 28, 2006

Recordam-se?


Quem se lembra do Jaír e a Greca dançarem primorosamente no Coliseu dos Recreios, em meados dos anos 80?
Um bailado em figura de circo?
Não se lembra?
Então era o Ballet Teatro Guaíra, de Curitiba, capital do Estado do Paraná, Brasil.
Ainda não se lembra de nada?
O Grande Circo Místico, sabe o que foi?
Tem aquela "Ciranda da Bailarina", recentemente popularizada pela Adriana Calcanhotto.
Agora vai-se lembrar de certeza. Foi uma companhia nascida do zero, e mantida a sangue , suor e lágrimas pelo português já desaparecido Carlos Trincheiras, e sua mulher Isabel Santa Rosa.
Pois, nesse tempo, o país assistiu a um Bailado com música de grandes figuras da MPB como Edu Lobo ou Chico Buarque, coreografada pelo Trincheiras, que aproveitou a estada para montar para a CNB "A Sagração da Primavera".
Ora o Ballet Guaíra está em grandes dificuldades, é o que nos dá conta o site da rádio CNB de Curitiba.


O Ballet Teatro Guaíra a um passo da extinção: só 4 bailarinos serão mantidos na companhia
por Denise Morini - 27/12/2006

Todos os outros profissionais serão exonerados no dia 31 de dezembro. O drama dos bailarinos do Guaíra já é antigo. No começo da década de 90 eles foram contratados em regime estatutário – ou seja, tornaram-se funcionários públicos estaduais. Outros bailarinos só poderiam integrar a companhia Ballet Teatro Guaíra com concurso público.

O problema é que em 15 anos, isso não aconteceu. De todos os bailarinos que se tornaram funcionários do Estado, quatro foram mantidos no Corpo de Baile. Os outros criaram uma segunda companhia, o G2, com um repertório diferenciado. Para manter o Ballet em atividade, bailarinos mais jovens foram contratados em cargos comissionados. Mas agora, com o fim de mais um mandato estadual, eles serão exonerados dia 31 de dezembro.

De acordo com a primeira bailarina do Guaíra, Eleonora Greca, esta é a primeira vez, nos 30 anos de carreira dela, que a situação fica tão crítica. Em outubro, o governo sinalizou a possibilidade de abrir concurso público para o Ballet Teatro Guaíra. Mas, segundo Greca, os bailarinos não tiveram um posicionamento até agora.

Atualmente, muitos bailarinos comissionados da Companhia Ballet Teatro Guaíra são de outros Estados. Para eles, ainda não é possível fazer planos para o ano novo.

0 Comments: