quinta-feira, dezembro 28, 2006

ESMAE (Porto) terá curso de dança

Notícia do Primeiro de Janeiro, por Isabel Rodrigues Monteiro
Obras de ampliação ainda não tem data para avançar
A ampliação da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) permitirá a criação do curso de dança e a melhoria das condições gerais das aulas de música e teatro. Para já ainda não há datas para avançar, mas prosseguem as negociações com o Ministério da Ciência e Ensino Superior.

A Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) está a negociar com o Ministério da Ciência e Ensino Superior o plano preliminar do projecto para o novo edifício que permitirá ter melhores condições, mas também a abertura de um novo curso. Para já, e como confirmou ao JANEIRO Francisco Beja, director da ESMAE, não é possível perspectivar prazos para o arranque das obras, nem tão pouco para a abertura do curso de Dança.
Depois de a 16 de Novembro o Conselho de Ministros ter dado luz verde, no início do mês de Dezembro o Instituto Politécnico do Porto teve a boa notícia da publicação em Diário da República da resolução que autoriza a ESMAE a adquirir quatro fracções na Rua da Alegria. Prédios que são confinantes às actuais instalações e que depois de renovados permitirão o "aumento da capacidade e da oferta de formação". Tal como realçou Francisco Beja, o importante com a construção de um novo edifício de aulas não é tanto o aumento da capacidade mas a dotação de melhores condições de aulas para os 550 alunos que actualmente frequentam a escola nos cursos de Música e Teatro. "A escola não crescerá muito mais para além da actual capacidade", explicou, adiantando que obviamente terá mais alguns alunos com a criação do novo curso de dança.
Do novo edifício que fará parte das instalações da ESMAE pouco ainda há para dizer. Como informou Francisco Beja, nesta nova construção passará a estar grande parte do Departamento de Música e o novo Departamento de Dança. A área a ocupar terá cerca de 900 metros quadrados e respeita à compra de quatro imóveis na Rua da Alegria autorizada pelo Conselho de Ministros. A aquisição destes quatro imóveis tem um custo total de 700 mil euros, sendo que o encargo, como se lê no texto publicado em Diário da República, será integralmente suportado por verbas do orçamento privativo do Instituto Politécnico do Porto para 2006.
Estando o processo ainda a ser negociado com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior e sendo depois necessário ainda elaborar o projecto e lançar concurso, bem como obter financiamento é ainda prematuro avançar com datas para o arranque das obras, sublinhou o director da escola, acrescentando ter esperança de que o projecto possa ser alvo de uma candidatura ao Quadro de Referência de Estratatégia Nacional (QREN).

0 Comments: