sexta-feira, janeiro 12, 2007

Clara em Vila Flor

Dança «Silêncio» no arranque da programação do CCVF
O espectáculo de dança «Silêncio», a última criação da companhia Clara Andermatt, assinala sábado o arranque da programação de 2007 do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães.

Segundo Clara Andermatt, em «Silêncio» conta-se «uma história que não tem início nem fim, em que o tempo é o portador do enredo performativo e o referente essencial para a compreensão da peça».

«O objectivo foi o de a um evento acrescentar um outro, depois outro e ainda outro, sem qualquer relação aparente, excepto o puro encanto de construir um abstracto encadeamento cinético», sustentou a coreógrafa.

Com uma presença assídua no universo da dança contemporânea portuguesa, o trabalho de Clara Andermatt tem revelado - segundo o comunicado do CCVF enviado aos órgãos de Comunicação Social - ao longo dos anos uma pluridisciplinaridade marcante.

«Intenção radicada na convicção própria da coreógrafa de que o cruzamento de diferentes linguagens, metodologias e técnicas enriquece o universo da criação contemporânea, em geral, e a sua linguagem coreográfica, e particular», acrescenta.

Para a criação de «Silêncio», no âmbito do Festival Temps D´Images do Centro cultural de Belém, em Lisboa, Clara Andermatt convidou o cineasta francês F.J. Ossang.

«Clara Andermatt sentiu-se atraída pela singularidade do trabalho de Ossang a quem reconhece preocupações e abordagens que também lhe estão próximas», refere o texto do CCVF.

Com este espectáculo, Clara Andermatt quis aprofundar a relação entre a dança, o som e a imagem, contando igualmente com a participação de Carlos Gomes, Vítor Rua e Peter Michael Dietz.

A concepção e direcção são de Clara Andermatt que assume também, com o bailarino Peter Michael Dietz, a interpretação do espectáculo.

Diário Digital / Lusa

12-01-2007 11:02:00

0 Comments: