quinta-feira, janeiro 04, 2007

Academia de dança na Misericórdia

artigo do Jornal de Notícias, por Pedro Antunes Pereira

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde vai criar uma academia de dança na instituição, em colaboração com a Academia de Dança de Vila Verde, e onde os idosos serão os principais intervenientes, mas a ideia é fomentar as danças junto das crianças, funcionários e dos próprios utentes. O protocolo que permite a criação da academia de dança já foi assinado e contempla o lançamento das bases da nova valência complementar de saúde e formação física e intelectual junto daqueles que são acolhidos nos diversos serviços da instituição.

"Queremos manter os idosos activos e felizes por puderem continuar a viver de forma saudável e, dentro do possível, na plenitude das suas faculdades", começa por explicar o provedor da Misericórdia vilaverdense que acrescenta "não pensamos só nos idosos, mas nas crianças, jovens, funcionários e utentes. A ideia é ter uma nova valência em que aqueles que a ela acorrem se sintam bem, felizes e que possam aí encontrar amigos, fazer novas amizades e conviver".

O projecto é concebido pela direcção da instituição ficando a vertente técnica e de instalação da responsabilidade da Academia de Dança de Vila Verde. Este organismo fica também incumbido de criar uma equipa de docentes que faça o acompanhamento necessário ao desenvolvimento do projecto. O professor de dança, Hugo Torres, está a lançar as bases para a constituição da equipa, em articulação com Luzia Pinheiro, coordenadora-geral. A Santa Casa está já a remodelar um espaço próprio, o antigo auditório, onde diariamente vão decorrer as aulas de danças contemporâneas, ballet, danças de salão e outras. Luzia Pinheiro revela que a intenção "é envolver todos neste projecto, já que ambicionamos criar um grupo de danças de competição".

0 Comments: