quinta-feira, novembro 29, 2007

Danças que mudaram a Dança


Trisha Brown mostra coreografias que mudaram a dança
Plantão Publicada em 29/11/2007 às 13h00mO Globo Online
O 'varal' de 'Floor of the forest'. Foto: divulgação
SÃO PAULO - A coreógrafa norte-americana Trisha Brown é um dos grandes nomes da dança contemporânea. Sua ousadia ao dançar em locais públicos, como telhados de Nova York, galerias e parques, a inspiração em movimentos cotidianos e o desafio à lei da gravidade fizeram com que ela mudasse o conceito de dança na década de 70. Pela primeira vez, os brasileiros terão oportunidade de conferir suas criações revolucionárias, misturas de instalação e performance.
Seis coreografias criadas pela artista nos efervescentes anos 70 serão apresentadas no Sesc Avenida Paulista até sábado, dia 1 de dezembro. As obras "Accumulation", "Floor of the forest", "Sticks", "Group primary accumulation", "Figure eight" e "Spanish dance" também foram apresentadas recentemente na Documenta de Kassel de 2007.
Em "Spanish dance", cinco mulheres percorrem o palco ao som da canção "Early morning rain", de Gordon Lightfoot, cantada por Bob Dylan. O movimento espalha-se por meio do toque, que desperta cada uma das bailarinas. Ao som de The Grateful Dead, "Accumulation" mostra como gestos se acumulam até formarem uma seqüência coreográfica. Cada movimento é como uma nota musical, que vai sendo combinada a outras para compor uma frase.
Um varal estilizado chama a atenção da platéia em "Floor of the forest". Os bailarinos se movimentam entre as cordas e roupas estendidas na horizontal. "Group primary accumulation" é apresentada por quatro dançarinos, que começam a cena inertes e dispostos eqüidistantes uns do outro em linha desde a boca de cena até o fundo do palco. Executam a peça em uníssono, produzindo séries de gestos que se acumulam, enquanto giram seus corpos.
Os bailarinos de "Sticks" têm uma vara na cabeça. A outra extremidade da vara está presa na parede ou na cabeça de outro bailarino. A cena inicial de "Figure eight" imita uma aeromoça que demonstra as medidas de segurança de vôo a uma fila de pessoas.
Os interessados em saber mais sobre o trabalho de Trisha Brown e entender porque a linguagem da coreógrafa continua a ser inovadora podem participar de um bate-papo com a crítica de dança Helena Katz no dia 30 de novembro.

0 Comments: